Embalagens para cerveja Bellavista

Embalagem_Cervejaria_Bellavista_Fruki_01

O projeto consiste no desenvolvimento da criação dos rótulos, latas e demais desdobramentos gráficos das linha de cervejas da Cervejaria Bellavista. Esta linha é composta por 5 estilos de cerveja: Premium Lager, American IPA, Witbier, Weiss e Belgian Blond Ale. O estilo Premium Lager tem criação desdobrável em rótulos para garrafas long neck e 600ml e em latas slick (350ml) e latão (473ml), e os demais estilos têm a criação para garrafas 500ml, sendo as Witbier, American IPA e Blond Ale em garrafas estilo inglês e a Weiss em garrafa estilo alemão. As embalagens foram concebidas com o intuito de contar a história de quase um século de empresa e da retomada da Bellavista na produção de cerveja, destacando o produto no PDV de forma estratégica em relação ao posicionamento de produto e visual.

Em 1924, diante de uma bela vista do alto de uma colina e com um manual escrito em alemão gótico datado de 1875, Emilio Kirst aprendeu os segredos de produzir cerveja e deu início à trajetória de uma empresa familiar. A criação do naming e da identidade visual, bem como o posicionamento do produto e da marca no mercado, foram baseados nesta história verdadeira. O estilo gótico em que foi escrito o manual serviu de inspiração para o desenho do “B”, para o desenho tipográfico da marca e também para os símbolos utilizados na embalagem. O conceito criado veio para reviver a história de uma marca que estava em hiato havia mais de meio século. Foi um reflexo natural no processo de criação, então, revisitar os rótulos antigos para buscar inspiração para a criação da identidade e dos rótulos.

Devido à quantidade de SKU’s da linha, desenvolvemos 6 tipos de rótulos: para garrafas longneck (355ml), garrafas estilo alemão e inglês (500ml) e garrafa 600ml, além das latas sílica (350ml) e latão (473ml). No caso dos rótulos dos estilos Witbier, Weiss, American IPA e Blond Ale – estilos especiais de cerveja – o papel utilizado é Bopp metalizado com laminação fosca e aplicação de verniz localizado em destaques. A impressão foi feita com 5 cores especiais em tinta UV, com resolução 175 LPI e ferramenta de corte especial. As garrafas longneck e 600ml tem seus rótulos impressos em papel metalizado com resistência a álcalis gramatura 68g/m2, tendo a impressão em flexografia 5 cores, com tinta UV e acabamento em verniz UV fosco.

Os resultados da entrada das cervejas Bellavista no mercado foram muito acima das projeções e expectativas. Nas cervejas especiais – estilos American IPA, Blond Ale, Weiss e Witbier – estima-se que as vendas foram, pelo menos, 10 vezes maiores que o projetado, enquanto as premium lager nos formatos lata slick e latão tiveram uma venda 7 a 8 vezes maiores que o projetado, mostrando que a identidade condizente com a história da empresa conjugado com o entendimento do público alvo e com o produto de alta qualidade é convertido em resultado acima da média para o negócio e o nicho de mercado, entrando no segmento de cervejas premium e especiais, tendo as maiores cervejarias como concorrentes.

Agência/estúdio: Valkiria Inteligência Criativa
Cliente: Fruki
Equipe: Matheus De Luca Moreira Pinto, Moises Hansen, Artur Cunha da Silva, Raphael de Luca, Priscila Czuka.

0 I like it
0 I don't like it

(Designer)

Gilnei Silva é designer do Estudio Gilnei Silva e fundador do site Packed Design. É apaixonado por embalagem e identidades visuais. www.gilneisilva.com

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

WordPress spam blocked by CleanTalk.